NOSSA OPERAÇÃO
PLANEJAMENTO
O planejamento operacional é realizado em conjunto com o Consórcio Viva Sul e o órgão gestor (EPTC). São analisados os horários, tempos de viagem, demanda x oferta, tipo de veículos, dentre outros.
Baseado nessas informações são criadas as tabelas de serviços das tripulações.
ESCALA DE SERVIÇO
Diariamente, a equipe de tráfego realiza a escala de serviço. Para cada tabela de serviço, é alocado um motorista, um cobrador e um veículo.
A maioria das tabelas operam com tripulações e veículos efetivos.
PARTIDA
A cada início de operação, os veículos, já previamente organizados na garagem, saem com os seus tripulantes nos horários previstos para realizar as viagens programadas.
Tudo é controlado através de um sistema de gestão, onde fiscais da equipe do consórcio operacional, monitoram para que as viagens sejam cumpridas.
VIAGENS
Durante o ano de 2018 a Tinga realizou 248.000 viagens, conforme horários estabelecidos pelo órgão gestor, transportando 10 milhões de passageiros e percorrendo 5,7 milhões de quilômetros.
A maioria das principais avenidas de Porto Alegre não é provida de corredores exclusivos para ônibus. Mesmo tendo que enfrentar o pesado trânsito em locais como: Av. Coronel Marcos, Av. Eduardo Prado, Av. Edgar Pires de Castro, Av. Siqueira Campos, dentre outras, a pontualidade do consórcio Viva Sul em 2016 foi de 89,53%, conforme dados da EPTC.
RECEPÇÃO OPERACIONAL
Após o final da jornada, os veículos são recepcionados na garagem e passam por vistorias da equipe de recepção operacional.
Os problemas detectados são imediatamente encaminhados para a manutenção, tais como avarias, problemas mecânicos, etc, de modo a preparar os veículos para a operação do dia seguinte.
ABASTECIMENTO
Diariamente, ao final da operação, todos os veículos são abastecidos na garagem da empresa.
A Tinga tem dois tanques com capacidade de 110.000 litros no total. O sistema de abastecimento é automatizado e integrado com o software de gestão da empresa.
MANUTENÇÃO
A Tinga tem um departamento específico de manutenção, com uma equipe especializada de profissionais de mecânica, chapeação, pintura, lubrificação e elétrica.
Diariamente um grupo de veículos passa por manutenção preventiva, conforme parâmetros de quilometragem indicados pelos fabricantes.
Para tanto a empresa dispõe de 26 postos de serviços, incluindo moderna cabine de pintura que atende a legislação vigente.
LIMPEZA
Essa área é dividida entre limpeza externa e interna. A higienização externa consiste na lavagem da lataria, dos vidros, do para-brisa, das janelas, das portas e até mesmo das rodas e dos pneus dos ônibus.
Já a limpeza interna é feita em bancos, corredor, painéis, cantos dos degraus, a área em que correm os vidros móveis das janelas e dos balaústres – usados para os passageiros se apoiarem em pé ou quando se locomovem dentro do veículo.
Tanto a limpeza interna, como a externa é realizada diariamente. A Tinga tem a disposição dois boxes de serviços na área de manutenção e uma máquina de lavagem externa.
VISTORIA
Todos os ônibus da frota são vistoriados, conforme escala estabelecida, pelo órgão gestor (Empresa Pública de Transporte e Circulação) na garagem da empresa.
Diversos itens são avaliados. Não constando nenhuma irregularidade, o veículo recebe uma autorização para operar até a próxima vistoria.